3º Módulo de qualificação em turismo rural debate a sustentabilidade

3º Módulo
De forma online, encontro contou com mais de 80 participantes.

Aconteceu nesta segunda-feira (23) o 3º Módulo de qualificação em turismo rural oferecido pela Câmara Temática de Turismo Rural do RS, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). De forma online e com mais de 80 participantes, o encontro tratou sobre a sustentabilidade.

A palestrante Vanessa Spindler - integrante da diretoria da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Rio Grande do Sul (ABBTUR RS), abordou o assunto. No encontro, foi debatida a importância do turismo rural e como o setor pode se tornar mais sustentável. “O turismo promove o bem-estar, a paz, o conhecimento e a tolerância. Temos que estar se adaptando, porque o turismo precisa de pessoas”, comentou Spindler.

Outros pontos foram destaques durante o evento como o cuidado com o solo, com a água, educação ambiental e o número adequado de visitantes no local.

A coordenadora da Câmara de Turismo Rural e secretária executiva do Conetur, Rosana Simões, avaliou positivamente o encontro. “Atendeu bem a expectativa do público presente. Sustentabilidade é uma questão importante para o cenário atual e para o futuro. O turismo responsável não trata somente da responsabilidade de quem trabalha com o setor, mas também do turista e das comunidades. O retorno dos participantes está sendo ótimo”, disse.

As entidades que estão apoiando o evento com palestrantes são: ABBTUR, SENAR, EMATER e Secretaria de Trabalho e Assistência Social-RS. O 4º módulo da qualificação acontece no dia 30 de novembro, na plataforma Cisco Webex, das 14h ás 16h. As inscrições podem ser feitas no site Sympla de forma gratuita.

Câmara Temática de Turismo Rural do RS

Inserida no Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (CONETUR), tem por finalidade estabelecer entre os seus participantes, dentro do âmbito de suas competências, ações para o fortalecimento do segmento de Turismo Rural no Estado do Rio Grande do Sul, com foco na estruturação do segmento Rural.