Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empreendedores da serra apresentam projeto de condomínio industrial sustentável

Publicação:

Representantes do GreenTec participaram de reunião na SEDETUR
Representantes do GreenTec participaram de reunião na SEDETUR

Representantes do Condomínio Industrial Sustentável GreenTec, se reuniram nesta quarta-feira (13), com a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado – SEDETUR, Carolina Fontana. Eles pediram apoio do governo para atrair investidores ao empreendimento, localizado numa área de 70 hectares entre os municípios de Farroupilha e Caxias do Sul, na serra gaúcha. Ao todo, são 132 lotes, de 2,5 a 20 mil m², com toda a infraestrutura necessária para a instalação de indústrias de pequeno e médio impacto ambiental.

Conforme o arquiteto Rodrigo Postiglione, o Condomínio já está aprovado para a atividade industrial e o licenciamento ambiental já foi concluído, o que diminuiu a burocracia dos empreendimentos. “Além disso, está a apenas 2 km da RS-122 e fica localizado no segundo maior polo metal-mecânico do país”, afirmou. Já o consultor Francisco Spiandorello, lembrou que o GreenTec também inclui o Parque Tecnológico Multissetorial do Nordeste Gaúcho, que possui parcerias com o setor produtivo, a Universidade de Caxias do Sul e o poder público. Entre as iniciativas, ele estacou o Projeto Vila Esperança, que vai formar mão de obra para atuar dentro das empresas a partir dos moradores da vila vizinha ao Condomínio. “Temos conexão direta com o Vale do Silício, nos Estado Unidos, para qualificar os jovens, atrair e fomentar o desenvolvimento de startups dentro do complexo”, disse.

A representante da SEDETUR, Carolina Fontana, ressaltou que é papel do estado dar visibilidade ao empreendimento e auxiliar na atração de novos investimentos. Ela foi convidada a participar do lançamento do Projeto Vila Esperança, que ocorre no dia 28 de março. Também participou da reunião a coordenadora da assessoria técnica da Secretaria, Maria Paula Merlotti.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo