Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresas interessadas em se instalar no Polo Integrado da Química de Montenegro Triunfo participam de reunião na SEDETUR

Publicação:

Encontro serviu para industrias conhecerem estrutura e benefícios oferecidos pelo estado
Encontro serviu para industrias conhecerem estrutura e benefícios oferecidos pelo estado

Representantes das principais entidades e empresas químicas gaúchas participaram nesta quinta-feira (10) de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado – SEDETUR para discutir a instalação de novas plantas no Distrito Industrial de Montenegro. No local vai funcionar o Polo Integrado da Química, que pretende reunir as indústrias do setor próximo ao Polo Petroquímico de Triunfo. O encontro foi coordenado pela chefe da Assessoria Técnica da SEDETUR, Elisangela Fernandes, que apresentou a estrutura disponível no Distrito Industrial e os benefícios oferecidos para quem se instalar no local.

Conforme Elisangela, pelo menos sete empresas já assinaram protocolo de intenção com o estado para ocupar um espaço no Distrito Industrial de Montenegro. O espaço possui uma área de 697ha, dos quais 263ha já estão em uso e outros 174ha ainda estão disponíveis. Ela ressaltou que o local possui infraestrutura com água e energia, e está em uma região de grande facilidade logística, com acesso a duas rodovias federais, quatro estaduais e uma regional, além de ferrovia e hidrovia. Ainda segundo Elisangela, no Distrito também está instalado o Centro Integrado de Treinamento – CIT, com anfiteatro e salas para cursos de formação de mão de obra. O custo de aquisição dos terrenos é de R$ 42,4 mil/ha, com possibilidade de pagamento em 12, 18, 24 ou 30 meses, dependendo do porte da empresa. Não há incidência de juros sobre os valores, que são atualizados apenas pela correção monetária. Os empreendimentos também podem receber os incentivos fiscais do Fundopem e do Integrar RS, além dos benefícios concedidos pela prefeitura de Montenegro.

A secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Montenegro, Cristiane Gehrke, também participou da reunião, onde apresentou os benefícios oferecidos pelo município para atrair novos empreendimentos. Segundo ela, além de uma lei geral já existente, a prefeitura encaminhou ao legislativo um projeto de lei exclusivo de incentivo às empresas que se instalarem no Distrito Industrial, com isenção parcial do IPTU e ISSQN. Ela também destacou a parceira com o SEBRAE dentro da Sala do Investidor da secretaria para facilitar a instalação de novos empreendimentos em Montenegro.

Durante a reunião, o diretor de Relações Institucionais da Braskem, João Freire, destacou a importância do Polo da Química como instrumento para promover a sinergia entre os integrantes da cadeia produtiva do setor com a proximidade entre os lotes do Distrito Industrial. Ele afirmou, ainda, que será possível otimizar custos das industrias mediante o compartilhamento de serviços. Além da Braskem, também participaram do encontro na SEDETUR representantes do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Rio Grande do Sul – SINDIQUIM RS e do Comitê de Fomento Industrial do Polo – COFIP RS, todos apoiadores do projeto do Polo Integrado da Química de Montenegro Triunfo.

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo