Governador aprova projeto de polo químico articulado pela SEDETUR

Em reunião no Palácio Piratini, Irigaray apresentou a Leite proposta que beneficia terceiro maior setor industrial do RS

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, se reuniu com o governador do Estado, Eduardo Leite nesta quinta-feira (28), no Palácio Piratini. Na ocasião, Irigaray apresentou ao chefe do Executivo gaúcho o projeto do Polo Integrado da Química do Rio Grande do Sul, localizado no distrito industrial de Montenegro. Aprovado pelo governador, o projeto articulado pela SEDETUR pretende constituir um sistema produtivo ancorado no Polo Petroquímico de Triunfo, utilizando a infraestrutura especializada disponível no Distrito Industrial de Montenegro.

Com o apoio do Sindiquim, COFIP, prefeituras de Montenegro e Triunfo, o Polo Integrado da Química RS oferece infraestrutura e diferenciais competitivos. São 40 lotes de variados tamanhos, rede de alta tensão e gás natural, Sistema Integrado de Tratamento de Efluentes, terminal hidroviário, ampla malha viária e um centro de treinamento. Além disso, conta com os incentivos financeiros e fiscais do Governo do Estado: Fundopem e Integrar/RS. Sete empresas já assinaram um protocolo de interesse de instalação de suas indústrias no polo.

Atualmente, o setor químico representa a terceira economia industrial do Estado, faturando mais de R$ 67 milhões e gerando 18 mil empregos diretos.