Irigaray apresenta principais ações de sua gestão em entrevista à Rádio Guaíba

Secretário foi entrevistado pelos jornalistas Juremir Machado e Taline Opitz

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, falou nesta terça-feira (10) sobre os seus projetos para o Estado no programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. Em entrevista de 45 minutos aos jornalistas Juremir Machado e Taline Opitz, ele apresentou as principais ações dos seus 6 meses de gestão à frente da pasta e sobre os desafios para a retomada do crescimento econômico do Rio Grande do Sul.  Irigaray deu especial destaque ao bom resultado dos bancos de fomento vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDTUR. “O BADESUL teve no primeiro semestre o melhor resultado dos últimos cinco anos, com lucro de R$ 24 milhões, e o BRDE registrou o melhor desempenho da história, com lucro de R$ 105 milhões. Temos muitos recursos entrando na economia do estado através de nossas agências de fomento”, afirmou Irigaray.”

O secretário também lembrou que a Junta Comercial do Estado, vinculada à SEDETUR, é a segunda melhor do país e está totalmente digitalizada. “Também estamos realizando um treinamento para qualificar o trabalho de nossa equipe, já que cerca de 40% dos processos digitais que ingressam na junta necessitam de algum tipo de atendimento direto aos empreendedores”, disse ele. Neste sentido, o chefe da pasta de Desenvolvimento ressaltou o esforço do atual governo gaúcho para promover a desburocratização do setor público e a desestatização da economia, com a intenção de facilitar os investimentos da iniciativa privada.

Outro ponto importante destacado por Irigaray foi a repactuação do acordo de cooperação com o escritório de representação do Itamaraty, que funciona dentro da SEDETUR. “Queremos dar prioridade às demandas comerciais que vão surgir a partir do acordo entre Mercosul e União Europeia”, afirmou o secretário, lembrando que está trabalhando com o BNDES no desenvolvimento de uma linha de crédito voltada às operações no mercado externo, que será operada pelos bancos de fomento do RS, com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas locais no comércio exterior.