Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irigaray fala sobre ações da SEDETUR para desenvolver o turismo gaúcho

Publicação:

Palestra aconteceu em Fórum no Auditório do Tribunal de Contas do Estado
Palestra aconteceu em Fórum no Auditório do Tribunal de Contas do Estado - Foto: Claudir Tigre

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, participou nesta segunda-feira (16) do Fórum A Força do Turismo na Economia Gaúcha. Na palestra de abertura do evento, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado, ele falou sobre as ações da pasta para fortalecer o turismo no Rio Grande do Sul. Ele ressaltou a reativação do Observatório do Turismo, que está em fase de implementação, além da reorganização do Departamento de Turismo, que passou a integrar o organograma da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. ''Trouxemos novos turismólogos para integrar a equipe e qualificar a elaboração de políticas públicas para o setor'', disse o secretário. Irigaray também falou da importância da valorização do Conselho Estadual de Turismo - Conetur e a definição de metas a serem cumpridas pelo colegiado. ''Passamos a escutar quem realmente representa o turismo gaúcho'', disse ele.
O secretário destacou, ainda, a necessidade de investimentos em infraestrutura como o grande gargalo para desenvolver o serviço em regiões que estão fora dos grandes polos turísticos do Estado. ''Os bancos de fomento vinculados à SEDETUR são ferramentas importantes para financiar obras nesta área e estimular a participação da iniciativa privada. Neste ano foram R$ 58 milhões em projetos pelo BRDE e R$ 78 milhões pelo BADESUL'', afirmou Irigaray. Como exemplo de parceria bem sucedida ele citou o novo Aeroporto Internacional de Porto Alegre, que teve a participação fundamental da SEDETUR na articulação entre o Estado e a concessionária do terminal.
Também participaram do Fórum o diretor de Turismo da SEDETUR, Alexandre Romano, a presidente do BADESUL, Janete Lontra, o superintendente do BRDE, Mauricio Mocelin, o gerente de marketing da GOL, Ciro Camargo, o professor da Universidade de São Paulo, Mário Carlos Beni, e o empresário Gilherme Paulus.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo