Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ministério do Turismo segue ofertando cursos de qualificação profissional

Publicação:

Cursos
Cursos gratuitos oferecem certificação na plataforma online.

     O Ministério do Turismo continua oferecendo dois cursos de qualificação profissional. Totalmente gratuitos e online, Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos - e Gestor de Turismo contam com uma carga horária de 80 horas e 50 horas respectivamente. As inscrições estão abertas até o dia 16 de novembro.

     Voltado para todos os cidadãos que desejam ampliar seu conhecimento e prestar um excelente atendimento ao cliente, o curso Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos - é formado por 4 módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. E trata de tópicos variados, como noções e estratégias de marketing, noções de inglês, técnicas de persuasão, ética, finanças, planejamento, fidelização de clientes, segurança e saúde. 

     As inscrições e o acesso ao conteúdo podem ser acessados através do endereço bba.turismo.gov.br e, ao final do curso, o próprio aluno pode emitir o certificado, que vale como curso de extensão. 

     A coordenadora e interlocutora regional do Programa Regionalização do Turismo (PRT), Débora Toffoli, comenta, “é importantíssimo que os empresários, gestores e prestadores de serviços se inscrevam nesses cursos, pois são gratuitos, executados de forma online e realmente contribuem para melhoria da qualificação profissional no turismo. Ambos os cursos oferecem certificação na plataforma online”.

     O curso Gestor de Turismo é voltado para atores institucionais públicos e privados, maiores de 18 anos que atuam na gestão do turismo, além de pessoas que tenham interesse em desempenhar atividades relacionadas ao desenvolvimento do setor. É organizado em 5 módulos e 35 unidades, e abrange os temas: Planejamento, Legislação sobre Turismo e Contratações, Elaboração de Projetos e Programas e Ações do MTur. 

     As inscrições podem ser realizadas através do endereço gestor.turismo.gov.br e, após concluir todas as unidades, o aluno pode emitir o certificado, reconhecido como curso profissionalizante.

     “Empresas, entidades e instituições de ensino podem utilizar salas de informática, às vezes até ociosas, para seus colaboradores/alunos fazerem os cursos. Vamos aproveitar essa retomada das viagens para impulsionar a qualificação do turismo no nosso estado”, afirma Toffoli.

     Os cursos de Atendimento ao Turista e Gestor de Turismo devem ser concluídos até 30 de dezembro de 2020. Alunos que iniciaram o curso, mas precisaram interromper por algum motivo, podem retornar e concluir a qualificação.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo