Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo Hamburgo quer apoio do estado para diversificar matriz econômica

Publicação:

Secretária de Desenvolvimento do município se reuniu com Ruy Irigaray na SEDETUR
Secretária de Desenvolvimento do município se reuniu com Ruy Irigaray na SEDETUR

A cidade de Novo Hamburgo, conhecida como o mais importante polo calçadista do país, está investindo na diversificação de sua matriz econômica. E no esforço para atrair novos empreendimentos, a secretária de Desenvolvimento Econômico do município do Vale do Sinos, Paraskevi Bessa-Rodrigues, se reuniu nesta segunda-feira (20) com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Ruy Irigaray. Ela veio solicitar apoio do governo gaúcho no contato com investidores e pediu a inclusão de Novo Hamburgo entre os locais estratégicos para receber empresas interessadas em se instalar no Rio Grande do Sul.

Conforme a secretária, a prefeitura retomou a execução de um financiamento de US$ 46 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, que estava parado. Paraskevi informou que os recursos estão sendo utilizados em projetos de infraestrutura, além da remodelação da área central da cidade e na construção de um Centro de Inovação Tecnológica, com destaque para o desenvolvimento de manufatura aditivada e para a criação de um Laboratório de Audiovisual. “Queremos transformar a cidade em um polo tecnológico e numa referência nacional da indústria do audiovisual”, disse ela.

O secretário Irigaray ressaltou a importância de existirem municípios parceiros do estado na retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “É muito bom poder contar com a parceria de Novo Hamburgo. Nós estamos à disposição do município para construir projetos conjuntos e viabilizar novos negócios”, afirmou. Ele também destacou a reestruturação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR e as mudanças na Sala do Investidor, com o objetivo e agilizar e facilitar novos empreendimentos no Estado.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo