Novos caminhos para o desenvolvimento, foi tema de debates em Igrejinha

Kakuta participou do evento promovido pela Câmara de Vereadores de Igrejinha

O Fórum de Debates: os novos caminhos do desenvolvimento no RS e no Brasil realizado nesta quinta-feira (29) teve como proposta debater políticas e programas públicos de desenvolvimento econômico no estado e no país, diante do cenário de transição de governo, projetando ações para os novos gestores que assumem em 2019. A secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, participou do evento, promovido pela Câmara de Vereadores de Igrejinha.  A titular da pasta da SDECT, participou do painel Micro e Pequenas Empresas, onde abordou a importância dos pequenos empreendimentos para a geração de renda nos municípios e as estratégias para superar as dificuldades encontradas pelas micro e pequenas empresas no estado e no país. Susana Kakuta também falou sobre as políticas públicas para fortalecer os ecossistemas de inovação, destacando os polos localizados em universidades da capital e da Grande Porto Alegre.

Disse ainda que a crise financeira que atinge o RS, atacou de forma impiedosa não só os meios produtivos tradicionais, entre eles o setor de couro e calçado, metal mecânico e automotivo, mas também os pequenos negócios. E sobre esta questão fez um alerta, apontando o caminho a ser seguido. ”Não basta ter dinheiro e vocação empreendedora para negócios é preciso compreender os avanços tecnológicos e investir cada vez mais em educação e em mentes capacitadas,” enfatizou Kakuta.

O Fórum de Debates: os novos caminhos do desenvolvimento no RS teve também a participação de empresários , gestores públicos e lideranças políticas. Agricultura , turismo e indústria também foram temas abordados durante o encontro.