Prefeituras assinam com BRDE contratos de financiamentos para obras de pavimentação

Contratos foram assinados na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo

Sete municípios gaúchos assinaram nesta segunda-feira (11\02), na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado – SEDETUR, termos de contrato de financiamento com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. Ao todo, a instituição de fomento vai liberar R$ 40 milhões de reais para as prefeituras executarem obras de pavimentação e mobilidade urbana. Os recursos fazem parte do programa BRDE Municípios, que tem como objetivo investir em projetos que visem a qualidade de vida da população.

Durante a cerimônia, o diretor Financeiro e de Planejamento do Banco, Luiz Noronha, destacou a importância do programa BRDE Municípios para viabilizar o acesso das cidades com menos de 100 mil habitantes aos recursos internacionais repassados pela instituição. Segundo ele, R$ 120 milhões já foram disponibilizados este ano, volume que deve chegar a R$ 200 milhões até o final de 2019. A partir de 2020, o Banco deve oferecer pelo menos R$ 150 milhões por ano para atender a demanda das prefeituras. “Precisamos ter continuidade nos programas, com a oferta de recursos e assistência técnica”, disse ele.

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, falou sobre a importância dos recursos do BRDE para qualificar a infraestrutura do município. “O convênio é muito importante porque vai possibilitar concluir a pavimentação de quase todas as vias da cidade. É qualidade de vida e desenvolvimento para o município e para a região”, disse. O secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Machado, afirmou que a SEDETUR está com as porta abertas para os municípios gaúchos e ressaltou os valores disponibilizados para as prefeituras. "São, pelo menos, R$ 200 milhões somente este ano através do BRDE", disse ele. Os deputados estaduais Dirceu Franciscon, do PTB, e Edson Brum, do MDB, participaram do evento representando a Assembleia Legislativa. Na ocasião, Franciscon destacou o empenho do BRDE para dar agilidade aos processos com a SEDETUR. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos prefeitos e somos parceiros dos municípios”, afirmou ele.

O BRDE ainda vai assinar financiamentos com outros seis municípios para obras de pavimentação e mobilidade, no valor de R$ 25,8 milhões.

Contratos de financiamento

Venâncio Aires: R$ 19 milhões