Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário

Dirceu Franciscon
Banco de dados SEDETUR

Natural de Arvorezinha, Dirceu Franciscon, 54 anos, tem formação técnica em Contabilidade e é especialista em Orçamento da União. Entre 1989 e 2008, dedicou sua vida profissional aos assuntos da administração pública em Nova Alvorada, desempenhando diferentes funções, como secretário de Administração e Fazenda, Tesoureiro e Vereador. 

De 2008 a 2016, foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados do gabinete do então deputado Luiz Carlos Busato, hoje prefeito de Canoas. Nesse período, foi coordenador dos quatro escritórios de captação de emendas criados por ele. Esses escritórios facilitaram a vida dos prefeitos, que não precisavam mais ir até Brasília para buscar emendas, bastava procurar o escritório mais próximo de seu município. Dirceu se diferenciou por atender prefeitos, independente do partido, pois a maior preocupação era que os investimentos representassem uma grande conquista para os gaúchos. O trabalho resultou em uma histórica marca de mais de R$1,5 bilhão de recursos captados e executados, nas mais diferentes áreas, em mais de 400 cidades do Estado.

Entre 2017 e março de 2018, Dirceu foi secretário de Projetos Especiais, Captação e Inovação de Canoas. Em 2018, foi eleito deputado estadual para a legislatura 2019/2022 com 37.322 votos.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo