Secretário Ruy Irigaray da Sedetur apresenta plano de desenvolvimento na Assembleia

Secretário fala sobre sobre a política de desenvolvimento que pretende adotar.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy irigaray, participou hoje (12/6), de uma reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, convidado pelo presidente, deputado Thiago Simon. Durante o encontro, o secretário falou para os deputados integrantes da comissão, sobre a política de desenvolvimento que pretende adotar na pasta que comanda. Irigaray disse que irá elaborar alterações na estrutura da Sedetur, com foco na desburocratização e eficiência, buscando agilizar e facilitar a vida dos investidores que pretendem ancorar os seus negócios no Rio Grande do Sul.

Entre as iniciativas que irá encaminhar, citou a criação de uma agência de desenvolvimento econômico, para facilitar e fomentar os investimentos na economia gaúcha. Os planos de Desenvolvimento e do turismo apresentados pelo secretário, estão distribuídos em três programas:  InvestRS, RS Competitivo, e RS Turismo. Ele destacou ainda a importância da ida de missões, integradas por empresários e agentes do governo ao exterior, para poder mostrar o que o estado pode oferecer em termos de qualidade de mão-de-obra e de infraestrutura para a instalação de novas empresas aqui. Relatou sobre a recente visita ao Chile, onde foi possível falar com representantes de empresas com potencial importante para investir no Estado, destacando a CMPC, sediada em Guaíba, que praticou o maior investimento até hoje na economia do Estado, e que pode ampliar ainda mais os seus negócios.

O secretário da Sedetur também disse que o Interior do estado tem sido foco de sua atuação dele, onde tem viajado constantemente para mostrar o que a secretaria e os bancos de fomento podem oferecer, para o pequeno e médio empresário, na ampliação de seus negócios e na criação de novos empregos. Irigaray aproveitou a oportunidade para falar sobre as novas empresas que estão instalando-se no Rio Grande do Sul e que já confirmaram investimentos para os próximos meses. O secretário irá propor a mudança da Junta Comercial, para um prédio que é próprio estadual.

Conforme ele, o governo do estado irá poupar com esta mudança, o valor de 110 mil reais por mês de aluguel que vem pagando para a Associação Comercial de Porto Alegre. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo agradeceu o convite feito pelo presidente da Comissão, e colocou-se à disposição dos deputados