Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário Ruy Irigaray participa de missão do Governo do Estado no Chile

Publicação:

Secretário da Sedetur participa de seminário
Secretário da Sedetur participa de seminário - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray,  participou de seminário no Chile em missão do Governo do Estado. O governador gaúcho Eduardo Leite divulgou os atrativos do Estado para os investidores estrangeiros durante a abertura do Seminário Empresarial Oportunidades de Negócios entre Chile e Brasil, no Centro de convenções da Sociedad de Fomento Fabril (Sofofa), em Santiago.

Na apresentação, Leite reforçou os potenciais do Estado, que tem o quarto PIB do Brasil. O governador exibiu um vídeo institucional e acrescentou outros aspectos que considera como capazes de fazer diferença para potenciais interessados: indústria diversificada (líder em biodiesel, fumo e maquinário agrícola, dentre outros segmentos), algumas das melhores universidades e parques tecnológicos do Brasil.

Antes da exposição do governador, o diretor para Assuntos Econômicos Bilaterais do Ministério de Relações Exteriores do Chile, Felipe Lopeandía, apresentou os benefícios e oportunidades do novo acordo comercial entre o país e o Brasil. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, destacou por sua vez a importância de estreitar relações com o país andino, dizendo que o Chile é estratégico para a internacionalização do Brasil e para negócios bilaterais com Estado gaúcho, no que diz respeito a importações e exportações. No fim da tarde da terça-feira, a Fiergs apresentou a outro grupo de empresários alguns dos potenciais industriais do Estado. Após as apresentações, houve um debate sobre as perspectivas da economia chilena em 2019.

Também participaram da abertura do seminário o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, os secretários Juvir Costella, de Logística e Transportes, Ana Amélia Lemos, de Relações Federativas e Internacionais, Bruno Vanuzzi, de Parcerias, e o superintendente dos Portos do Rio Grande, Fernando Estima.

Empresas que já atuam no Rio Grande do Sul, a Ultramar e a CMPC foram visitadas à tarde pela comitiva do governo gaúcho. Na pauta, a possível expansão da presença das duas companhias no Estado. Em um primeiro momento, a comitiva reuniu-se com a direção da Ultramar em um almoço na região central de Santiago. No encontro, foram discutidas possíveis ações de incentivo do governo a novos investimentos da empresa, que já atua no Estado, no porto do Rio Grande. Um dos pontos da conversa que mais chamou a atenção dos investidores foi a exibição do vídeo institucional do governo, com destaque para o setor de inovação e tecnologia.

Em seguida, foi a vez de uma reunião com a direção da CMPC, que também mantém investimentos no Rio Grande do Sul e desenvolve um plano de expansão que pode incluir o Estado. Nesse sentido, foram discutidas questões relacionadas à infraestrutura e legislação.

Ainda durante a tarde, o governador e demais integrantes da comitiva se encontraram com o ministro interino de Obras Públicas do Chile, Lucas Covarrubias. O anfitrião apresentou experiências de parcerias público-privadas e concessões que foram bem-sucedidas em seu país.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo