Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre a SEDETUR

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) foi criada em janeiro de 2019 e marca a política do Governo do Rio Grande do Sul voltada à promoção de Políticas de Desenvolvimento Produtivo e Regional, com a adoção de mecanismos de aceleração do crescimento e implementação dos projetos de interesse do Estado.

A SEDETUR atua em conjunto com as demais áreas de Governo na implementação de políticas de desenvolvimento do Estado, além de atuar na metrologia, promovendo programas de desenvolvimento de interesse estratégico do Estado do Rio Grande do Sul junto a outros Estados, a municípios e à União e, especialmente, atuando na cooperação e relações internacionais.

Promove a intermediação de recursos com instituições financeiras públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para o financiamento de projetos de desenvolvimento e infraestrutura do Estado, no âmbito de suas competências. Apoia o registro e a agilização na constituição de empresas, promovendo e executando, em conjunto com a Secretaria da Fazenda, políticas de incentivos fiscais voltadas ao desenvolvimento regional e setorial.

A SEDETUR promove a formação, a educação e a capacitação técnica para cooperação e autogestão, apoiando a recuperação e a reativação de empresas por trabalhadores. Além disso, apoia também políticas, plano e programas voltados à área das telecomunicações, assim como a educação superior em caráter suplementar.

A Secretaria coordena e executa a política estadual do turismo com vista ao seu desenvolvimento, ampliando os fluxos turísticos e a permanência dos turistas no Estado, promovendo e divulgando as potencialidades turísticas regionais e estadual em cooperação com os municípios. A SEDETUR também atua para democratizar e propiciar o acesso ao turismo no Estado a todos os segmentos populacionais, contribuindo para a elevação do bem-estar geral. Também promove o intercâmbio com entidades ligadas ao turismo, inclusive organismos internacionais.

A Secretaria apoia a realização de feiras e de exposições de negócios, viagens de incentivo, congressos e eventos nacionais e internacionais. Promove a prática de turismo sustentável nas áreas naturais e estimula a prática de turismo rural. Também previne e combate as atividades turísticas relacionadas aos abusos de natureza sexual e outras que afetam a dignidade humana, em conjunto com os diversos órgãos governamentais envolvidos no tema.

A SEDETUR implementa o inventário do patrimônio turístico estadual, atualizando-o regularmente, bem como a sistematização e o intercâmbio de dados estatísticos e informações relativas às atividades e aos empreendimentos turísticos instalados no Estado. Também estabelece padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços por parte dos operadores, empreendimentos e equipamentos turísticos, promovendo a formação, o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação de recursos humanos para a área do turismo.

A organização do calendário de eventos no Estado também faz parte das ações da SEDETUR, onde atua no apoio aos municípios e empresas na identificação de recursos, nas solicitações técnicas, na avaliação de impacto e no acompanhamento da implantação de projetos econômicos empresariais.

Confira a íntegra do PL 224/2018, que dispõe sobre a estrutura administrativa e diretrizes estaduais: https://bit.ly/2GzajsG

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo