SEDETUR aprova investimento de R$ 1,2 milhão em promoção de destinos gaúchos

CONETUR reunião
CONETUR reunião - Foto: ASCOM SEDETUR
Por Texto: Diego Amaral

O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) aprovou o investimento de R$ 1,2 milhão para promoção de regiões turísticas gaúchas ainda este ano. O recurso é oriundo do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur). A decisão ocorreu na última terça-feira (11), quando o conselho retomou as atividades. Pela primeira vez na história a reunião ocorreu por videoconferência, obedecendo as orientações de distanciamento social. Metade desta quantia será destinada para uma campanha em canais regionais de TV, em uma parceria com a Assembleia Legislativa.

"O segmento do turismo é um dos que mais sofreu com a pandemia. O investimento em promoção tem o objetivo de estimular a retomada, incentivando os gaúchos a conhecer as diferentes regiões do Estado”, comemorou Rodrigo Lorenzoni, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul e presidente do Conetur.

A ideia da campanha com o Parlamento é mesclar destinos consagrados do Estado com outras regiões que tenham grande potencial turístico. As associações sugeridas são Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves) com Caminho das Pipas (Rolante); litoral norte com turismo de aventura (Três Coroas - Vale do Paranhana); Missões (São Miguel das Missões e região) com Guaritas de Caçapava (Caçapava do Sul); e Região das Hortênsias (Gramado e Canela) com Rota das Oliveiras (Bagé e região).

Já a outra parte do valor será para publicidade em rádio, jornais e mídias alternativas, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Esta campanha tem como proposta abarcar a maior parte das 27 regiões turísticas do Estado. Com R$ 1,5 milhão disponíveis, o Conetur concordou em poupar os R$ 300 mil restantes para futuras ações pontuais.

Retomada do Conetur
O colegiado estava desativado desde a última reunião oficial, que ocorreu em dezembro de 2019. Na reunião da última terça (12), foram nomeados os novos conselheiros para o biênio 2020-2022. O Conetur é responsável por aprovar a aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Turismo, utilizado em investimentos em infraestrutura turística e promoção de destinos do Rio Grande do Sul.

Neste encontro também foi votada a lista tríplice dos representantes da sociedade civil para a composição do grupo gestor do Fundetur. Os escolhidos foram Ana Lúcia Touguinha, da ABBTUR, Carlos Correa da Rosa, da EMATER/RS, e João Augusto Machado, da ABAV. O Presidente do Conetur e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, definirá o nome oficial nos próximos dias.

O Conselho Estadual de Turismo
O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) é um órgão de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS. Os objetivos são propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a elaboração e implementação da política estadual de turismo. Cabe também ao Conetur debater essas políticas, em caráter democrático, por meio de seus representantes.

O Conetur é formado por representantes do setor público, sociedade civil, Sistema S (Sebrae/RS, Sesi/RS. Sesc/RS, Senac/RS, Senar/RS e Senat), instituições de ensino superior e fóruns regionais de turismo. A presidência do Conetur é exercida atualmente pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni. O Conetur foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado em outubro de 2012 e é regido pela lei nº 14.129/2012.