Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setor de segurança e defesa entra na agenda estratégica de desenvolvimento do RS

Publicação:

Comitiva gaúcha na Shot Show, em Las Vegas
Comitiva gaúcha na Shot Show, em Las Vegas

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, liderou uma comitiva gaúcha que participou, entre os dias 21 e 23 de janeiro, de uma das mais importante feira de armas e munições do mundo, a Shot Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A missão oficial teve como principal objetivo atrair novas empresas para o Estado, que é o segundo maior polo metal mecânico do país e abriga grandes indústrias bélicas.

Segundo Irigaray, a Shot Show foi uma oportunidade para iniciar negociações e expor aos grandes players mundiais as vantagens competitivas do Rio Grande do Sul em termos de expertise no setor e posição geográfica favorável na América Latina. “Nós colocamos o cluster de segurança e defesa na área estratégica de desenvolvimento do setor metal mecânico do Estado”, afirmou ele. Conforme o secretário, entre as empresas que demonstraram interesse em se instalar no Rio Grande do Sul estão a Springfield e a Sig Sauer, maior fornecedora das forças armadas dos EUA, além de outras três grandes do setor”. Além disso, durante a feira foi criada uma área específica para fornecedores da indústria de defesa, com participação da Gerdau, através da sua subsidiária nos EUA

De acordo com Irigaray, ainda em Las Vegas a SEDETUR iniciou negociações com outros segmentos do complexo de defesa, incluindo o de confecção de calçados para as forças militares dos EUA e de fabricação de carros blindados de combate, que podem beneficiar setores como o calçadista e o de carrocerias, que são estratégicos para a economia gaúcha, e também para o Brasil, no âmbito do acordo entre a Comunidade Europeia e o Mercosul. “Não estamos falando só de armas, estamos falando de economia e marketing internacional, de setores competitivos da economia gaúcha no cenário mundial”, ressaltou Irigaray. “A comitiva gaúcha foi a segunda maior delegação estrangeira presente na feira”, comemorou o secretário, “estamos trabalhando em prol da atração de investimentos para o Estado e tivemos excelentes resultados”, disse ele. 

Também participaram da comitiva gaúcha o Diretor Geral da SEDETUR, Rubens Bender, e o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Leonardo Neves.

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo