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Turismo gaúcho debate planejamento para 2021

Sedetur promoveu a Jornada de Regionalização do Turismo nesta quinta-feira

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Secretário Rodrigo Lorenzoni participou da 3ª Jornada de Regionalização do Turismo.

     “Energia e paixão pelo turismo farão toda a diferença neste momento”. Essa foi a fala do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rodrigo Lorenzoni, na abertura da 3ª Jornada de Regionalização do Turismo, realizada na manhã desta quinta-feira (12). O encontro promoveu, em ambiente virtual, a troca de experiências e de projetos para a retomada do turismo no Rio Grande do Sul em 2021.

     Rodrigo Lorenzoni reforçou o esforço que vem sendo dispensado, de todos que compõem a Sedetur, para encaminhar de forma responsável e planejada a ações para a retomada do setor. “O estado será mais forte após o episódio de saúde pública pelo qual estamos passando, não tenho dúvidas. Nossos esforços, digo do governo do Estado também, têm sido no sentido de consolidar o RS como um dos principais destinos turísticos do país”, afirmou.

     A coordenadora estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/RS, Amanda Paim, apontou quatro principais pontos fundamentais para pensar 2021. Para ela, reforçar e integrar os protocolos de segurança, conhecer o perfil do turista gaúcho, fazer a viagem vale a pena - oferecer oferta completa de hospedagem e gastronomia - e presença digital sãos desafios para os gestores e membros do trade para um bom planejamento. “Para planejar, é preciso se descolar dos problemas do agora para pensar em 2021”, completou.

     Criar experiências adaptadas, ao ar livre e com os devidos cuidados com os trabalhadores foi o que pontuou a consultora em Turismo, palestrante e especialista em Planejamento Turístico e em Enoturismo, Ivane Fávero. Para ela, também será necessário que as entidades promotoras repensem e façam uma nova organização do calendário de eventos. “O momento está nos exigindo empatia, resiliência e adaptação”, aconselhou.

     Os representantes das regiões do Vale Germânico, Vale do Paranhana, e Termas e Lagos apresentaram as potencialidades, as estratégias para o pós-pandemia e os desafios. Unanimidade entre os convidados, a pandemia irá transformar as experiências de turismo, reforçando a necessidade de valorização do local, das regiões. Marketing regional fortalecido, turismo conectado à natureza - com sustentabilidade econômica e social, além do trabalho em rede foram apontados como diferenciais na nova onda do turismo.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo